Angola sobe no Índice Global de Paz

Imagem: DR

Angola subiu catorze lugares, para 78.º, de acordo com o relatório publicado ontem, dia 15 de Junho

Devido à redução de manifestações violentas, no impacto do terrorismo, e melhorias na percepção sobre a criminalidade, Angola subiu catorze lugares no índice Global de Paz, ocupando a posição 78.º do ranking, refere a análise do Instituto de Economia e Paz (IEP).

“Mostrou também um compromisso maior com o financiamento de [missões de] manutenção da paz e reduziu os gastos com as forças armadas como percentagem do PIB [Produto Interno Bruto] e importou menos armas”, salientou Steve Killelea, fundador e director do IEP, em declarações à agência Lusa.

Dos restantes países lusófonos analisados, Timor-Leste manteve-se em 54.º lugar, a Guiné Equatorial desceu seis posições para a 59.ª e a Guiné-Bissau caiu nove para a 110.ª posição da lista de 163 países. O Brasil manteve-se no 130.º lugar.

Já Moçambique caiu 11 lugares, para a 122.ª posição, a segunda queda mais alta, só atrás da Ucrânia, devido ao conflitos com grupo terroristas no país.

O Índice Global de Paz, na sua 16.ª edição, analisa as tendências da paz, o valor económico e como desenvolver sociedades pacíficas, usando 23 indicadores qualitativos e quantitativos em três domínios: o nível de segurança e protecção social, a dimensão do conflito doméstico e internacional em curso, e o grau de militarização.

16/06/2022