Angola e Zâmbia relançam diálogo no sector das infra-estruturas e obras públicas

Imagem: DR

Uma carta convite do Ministro Angolano dos Transportes Ricardo de Abreu, endereçada ao Ministro zambiano, Charles Milupi, foi entregue hoje, 27/06/22, em Lusaka.

Azevedo Xavier Francisco, Embaixador de Angola na Zâmbia foi o portador da missiva, entregue no decurso de uma audiência, realizada no Ministério das Infra-estruturas e Obras Públicas da Zâmbia.

A parte angolana quer ver relançadas as iniciativas já acordadas, visando incrementar a circulação dos dois lados das fronteiras e outros, mediante a conclusão de projectos nos domínios dos transportes rodoviários, fluvial, ferroviário e o reinício da ligação aéreo entre ambos os países (TAAG).

O Embaixador de Angola na Zâmbia, no decorrer da audiência fez menção ao discurso de sua Excelência Presidente da República De Angola João Manuel Gonçalves Lourenço, no passado dia 25/06/22 ao falar da importância e do desejo de ver a situação sobre a ligação rodoviária entre Angola e a Zâmbia um facto, pelo que a parte zambiana prometeu responder ao convite, nos próximos dias, com a indicação de uma data, para a sua viagem á Angola.

Vejo com muitos bons olhos o convite do Senhor Ministro Ricardo de Abreu, disse o governante zambiano, no final da audiência.

O ministro das infra-estruturas da Zâmbia revelou ainda que, a deslocação à Angola “será uma excelente oportunidade para revermos e acelerarmos a implementação dos vários dossiês, relativos a ligação entre Angola e Zâmbia”; sublinhou Charles Milupi.

Analistas locais aguardam com expectativa a realização do encontro entre os titulares da pasta da Infra-estruturas e Obras Públicas e Ordenamento da República de Angola.

28/06/2022