Afentra assina acordo para compra de activos offshore em Angola

Imagem: DR

A Afentra (Angola) Ltd. assinou um contracto de compra e venda com o INA para adquirir uma participação de 4% no Bloco 3/05 e uma participação de 5,33% no Bloco 3/05A offshore de Angola.

Afentra (Angola) Ltd., uma subsidiária da Afentra Plc, assinou um contracto de compra e venda com a INA – Industrija Nafte, d.d. para adquirir uma participação de 4% no Bloco 3/05 e uma participação de 5,33% no Bloco 3/05A offshore de Angola.

Esta transacção assenta na aquisição de uma participação de 20% no Bloco 3/05 da Sonangol anunciada em Abril. A aquisição da INA teve uma data efectiva, a 30 de Setembro de 2021.

A Afentra diz que a aquisição incremental faz parte da sua entrada estratégica no Bloco 3/05, um activo de produção maduro, em águas rasas, com vantagens materiais.

A aquisição do Bloco 3/05 resulta numa participação accionária combinada de 24%. Os detalhes da aquisição incluem uma contraprestação inicial de 9 milhões de dólares; contraprestação adicional de 10 milhões de dólares, a pagar na extensão da licença; e uma contraprestação contingente de até 6 milhões de dólares ao longo de três anos, sujeita a certos obstáculos no preço do petróleo e um limite anual de 2 milhões.

A aquisição do Bloco 3/05A de 5,33% de participação numa licença adjacente ao Bloco 3/05 oferece a oportunidade de vincular as descobertas existentes à infra-estrutura do Bloco 3/05. Os detalhes da aquisição incluem uma contraprestação inicial de 3 milhões de dólares e uma contraprestação contingente de até 5 milhões vinculada ao desenvolvimento futuro, bem-sucedido, de certas descobertas e obstáculos no preço do petróleo.

Espera-se que a transacção do INA e a aquisição da Sonangol anunciada anteriormente sejam financiadas através das novas linhas de dívida e dinheiro existente, e as discussões com o fornecedor de dívida seleccionado estão bastante avançadas.

Os detalhes dessas participações combinadas incluem reservas 2P combinadas de cerca de 24 MMbbl e produção de aproximadamente 4.680 bbl/d; entrada geral de baixo custo com custo de aquisição implícito de 4 dólares por 2P bbl; economia atractiva do ponto de equilíbrio dos activos de 35 dólares/bbl; FCF líquido médio após capex de $36 milhões p.a. a 75 dólares/bbl nos próximos cinco anos; e retorno em menos de três anos de $75/bbl com base apenas na produção 2P.

22/07/2022