A importância do sono para a saúde física e mental

Imagem: DR

O sono não serve só para descansar. É muito mais importante do que isso e pode até ser capaz de prevenir e controlar o aparecimento ou agravamento de doenças. Tal como a alimentação ou exercício físico, o sono deve ser considerado um pilar de saúde. É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento e a síntese de proteínas. Durante o período de sono é possível repor energias e regular o metabolismo, factores essenciais para manter o corpo e a mente saudáveis. Dormir bem é, por esse motivo, um hábito que deve ser incluído na rotina de todos. Os especialistas recomendam em média 8 horas de sono por dia, sem interrupções.

Porém grande parte da população não valoriza esta rotina. Como resultado, dorme mal e dorme poucas horas. Com a pandemia e consequentes alterações do dia-a-dia, este problema agravou-se ainda mais.

É importante preparar uma boa noite de sono. Adoptar alguns hábitos durante o dia e antes de dormir podem auxiliar a ter uma boa noite de sono. A última refeição, por exemplo, deve ser feita duas ou três horas antes de se ir deitar. O exercício físico não deve ser realizado imediatamente antes de ir para a cama. Procure finalizar o seu dia algumas horas antes de ir dormir, encerre o expediente de trabalho, volte para a sua casa e procure relaxar 3 ou 2 horas antes de se deitar. Evite alimentos estimulantes antes de se deitar, como café ou alimentos com excesso de açúcar, eles podem prejudicar o seu sono. E uma hora antes de desligar as luzes, é importante que largue os aparelhos, desde o telemóvel, ao computador ou televisão.

Se mesmo seguindo estas indicações ainda encontrar problemas para dormir bem, procure um neurologista, profissional de saúde especializado nos distúrbios do sono para melhorar a sua saúde física e mental.

22/07/2022