Valor do património do Estado rondava os 6,12 biliões Kz em 2022

Imagem: DR

De acordo com a revista Economia & Mercado, que teve acesso à Conta Geral do Estado de 2022, o património líquido do Estado angolano estava avaliado em 6,12 trilhões de Kwanzas. Este valor representa um aumento de 17% em comparação com o ano anterior e resulta do inventário de bens públicos e outros factos patrimoniais ocorridos ao longo do ano.

O inventário revelou que foram catalogados 3,3 milhões de bens, divididos em cinco categorias principais conforme estipulado pela legislação: Móveis, Veículos, Imóveis do domínio privado do Estado, Imóveis de domínio público e Ativos intangíveis. A maior parte destes bens, cerca de 96,7%, consiste em bens móveis, enquanto os veículos compõem aproximadamente 2% do total. Imóveis do domínio privado e público, assim como ativos intangíveis, representam quantias menores, cada uma contabilizando cerca de 0,4% a 0,5% do inventário total.

O relatório destaca que a categoria de Imóveis de Domínio Privado apresenta o maior Valor Patrimonial Líquido (VPL), atingindo 3,48 trilhões de Kwanzas. Os Imóveis de Domínio Público também mostraram um substancial aumento de 74% em relação ao ano anterior, totalizando 2 trilhões de Kwanzas. As outras categorias, incluindo Móveis, Veículos e Ativos Intangíveis, foram avaliadas em 489,25 bilhões, 143,45 bilhões e 6,1 bilhões de Kwanzas, respectivamente.

Este aumento patrimonial, conforme indicado no relatório, deve-se principalmente às aquisições que superaram as amortizações, ajustes e correções feitas nos inventários, bem como aos abates realizados durante o ano.

Economia e Mercado, 05/10/2024