Nem sempre o parecer das ‘Big Five’ sobre contas é real, alerta consultor

Imagem: DR

O consultor e contabilista António Paulo alerta que os pareceres emitidos pelas chamadas Big Five — as maiores empresas de auditoria internacionais — “nem sempre refletem a realidade das contas” das empresas que auditam. Em entrevista ao jornal Valor Económico, o especialista critica a excessiva dependência de grandes companhias multinacionais em auditorias externas feitas por estas consultoras estrangeiras, em detrimento de técnicos nacionais igualmente certificados pela Ordem dos Contabilistas de Angola.

Segundo António Paulo, há casos de empresas auditadas pelas Big Five que, apesar dos relatórios emitidos, apresentaram graves problemas fiscais e de contabilidade. “As grandes empresas exigem que sejam auditadas pelas Big Five como procedimento de grupo, mas isso não significa que os pareceres correspondam à realidade”, afirmou. Para o consultor, esta prática contribui para a desvalorização dos profissionais angolanos, que possuem igual competência legal e técnica para realizar auditorias.

O contabilista denuncia ainda que as multinacionais utilizam o peso dos nomes internacionais para legitimar relatórios e pareceres, o que acaba por transferir valores para o exterior, sem beneficiar a economia nacional. “Se esses montantes fossem pagos a empresas angolanas, serviriam para mais investimentos e geração de emprego no país”, frisou.

A entrevista completa, publicada pelo Jornal Valor Económico, aborda também fragilidades na formação dos técnicos de contabilidade, deficiências no ensino universitário, a informalidade da economia e as dificuldades na aplicação das normas internacionais de contabilidade.

09/10/2025