O empresário angolano Valdomiro Minoru Dondo negou qualquer ligação à Refinaria de Cabinda, após a circulação de informações falsas nas redes sociais que o associavam à estrutura societária da Gemcorp, sócia maioritária do projeto.
Em comunicado, a assessoria de imprensa do empresário esclarece que Dondo não é dono da Gemcorp nem da Refinaria de Cabinda, classificando as alegações como “absolutamente infundadas” e motivadas por “má-fé”, com o objetivo de distorcer a verdade e descredibilizar tanto a figura do empresário como os esforços do Governo angolano na diversificação da economia.
A nota destaca o percurso de Valdomiro Minoru Dondo, descrito como um empresário com várias décadas de atuação no setor privado, reconhecido pelo seu contributo ao desenvolvimento económico e social do país.
O comunicado acrescenta ainda que a disseminação de notícias falsas constitui uma prática lesiva ao interesse nacional, por atentar contra a honra de cidadãos e contra os avanços alcançados pelo país em áreas estratégicas como a atração de investimento e a construção de infraestruturas, entre as quais se inclui a Refinaria de Cabinda.
A assessoria apela à opinião pública e aos órgãos de comunicação social para que consultem sempre fontes oficiais e credíveis antes de partilhar informações, evitando a propagação de conteúdos que “apenas servem a agendas obscuras”.
09/07/2025