Joe Biden anuncia cimeira EUA-África para meados de Dezembro

Imagem: DR

São esperados cerca de cinquenta líderes africanos em Washington, DC, para discutir várias questões, incluindo a segurança alimentar.

O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou que os Estados Unidos pretendem reunir líderes de todo o continente africano para uma grande cimeira em Washington, em Dezembro, para discutir os desafios urgentes relativos à segurança alimentar e mudanças climáticas.

“A cimeira demonstrará o compromisso duradouro dos Estados Unidos com África e destacará a importância das relações EUA-África e o aumento da cooperação em prioridades globais compartilhadas”, disse Joe Biden em comunicado.

Um alto funcionário do governo, enquanto discutia os planos da cimeira EUA-África sob condição de anonimato, disse à agência Reuters que cerca de 50 líderes africanos devem juntar-se a Joe Biden para uma série de reuniões, de 13 a 15 de Dezembro.

Será no final de um ano em que Biden envolveu outras regiões do mundo com viagens para visitar aliados dos EUA na Ásia, Europa e Médio Oriente. Joe Biden ainda não visitou África desde que é presidente, e a cimeira será a sua forma de entendimento mais abrangente sobre as complexidades do continente.

Até agora, os esforços diplomáticos de Biden concentraram-se em promover as democracias ocidentais como um contrapeso à China, mas o funcionário disse que a cimeira EUA-África não será apenas sobre Pequim.

“Não estamos a pedir que os nossos parceiros africanos escolham”, disse o funcionário da Casa Branca. “Acreditamos que os Estados Unidos oferecem um modelo melhor, mas não estamos a pedir que os nossos parceiros africanos escolham.”

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional anunciou na segunda-feira que está a fornecer cerca de 1,3 biliões de dólares em ajuda às nações do Corno da África, Etiópia, Quénia e Somália, para ajudar a evitar a fome em massa e as mortes na região atingida pela seca.

Biden disse que o grupo da cimeira trabalhará para um novo enquadramento económico, ao mesmo tempo que pretende promover a democracia e os direitos humanos, a paz e a segurança. Vai abordar, também, desafios como a segurança alimentar e mudanças climáticas, assim como os efeito da pandemia.

O presidente Biden acredita que a colaboração dos EUA com líderes de governos africanos, sociedade civil, sector privado e diáspora africana ajudará a enfrentar alguns dos desafios.

22/07/2022