Nasce na Barra do Dande a primeira Zona Franca do país

Imagem: DR

A Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande, S.A. e o Ministério da Economia e do Planeamento (MEP) assinaram hoje o contrato de concessão para a gestão da Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande (ZFDIBD), a primeira criada em Angola. Este contrato é válido pelo período de 30 anos a contar da sua assinatura e renovável por igual período.

A criação desta nova zona franca e a concessão da sua gestão foram coordenadas pelo Ministério dos Transportes, sendo que a sua implementação vai ser feita em três fases distintas. Na primeira fase, que engloba 860 dos 5.465 hectares da área total do terreno, serão asseguradas as reservas estratégicas dos combustíveis e de segurança alimentar. Serão também implementados o Terminal Portuário e o Pólo Industrial, por forma a garantir-se a transição energética em que Angola aposta.

Ricardo Viegas D´Abreu, Ministro dos Transportes, sublinhou na ocasião que “para a primeira fase estão concluídos os estudos e os projectos a implementar, no valor global de 1.5 mil milhões de dólares americanos. Destes, 86% serão assegurados pelo sector privado, cabendo ao sector público a construção das infra-estruturas básicas internas e externas, fundamentais para a atracção dos investidores”.

Outro tema que o Ministro dos Transportes fez questão de enfatizar foi “a capacidade agregadora desta zona franca e a consequente criação de postos de trabalho qualificados, a serem preenchidos por quadros locais. Uma e outra variável, fazem deste um projecto altamente sustentável a médio e longo prazo”.

Criada por Despacho Presidencial nº 62/21 de 06 de Maio, a Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande (ZFDIBD), com cerca de 5 465 hectares e localizada na Comuna da Barra do Dande, na Província do Bengo, acaba de ver celebrado o contrato de concessão para a sua gestão. As partes signatárias deste contrato foram a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande, S.A. (SDBD), sociedade de domínio público, e o Ministério da Economia e do Planeamento (MEP). Para além da assinatura deste contrato, na mesma ocasião foi também aprovado o Plano Estratégico e o Plano de Ordenamento desta Zona Franca, e realizado o acto inaugural do projecto com a presença do Ministro Manuel Nunes Júnior.

Na Zona Franca da Barra do Dande, a par das componentes principais, serão construídos vários serviços de utilidade pública, tais como um hospital, um posto policial, quartel de bombeiros, um Centro de Inovação e de Investigação e um Centro de Formação Profissional.

21/07/2022