Sonangol recebe novo petroleiro

Imagem: DR

O petroleiro construído nos estaleiros da Hyundai Sambo Heavy Industries, custou aos cofres da petrolifera angolana 68 milhões de dólares. O navio vai ter uma tripulação constituída por 80 por cento de angolanos e tempo de vida útil de 20 anos.

O mesmo faz parte da linha Suezmax, com capacidade de transportar 1 milhão de barris de crude, dentro das especificações internacionalmente aceites.

Sebastião Gaspar Martins, Presidente do Conselho da Administração da petrolífera angolana, afirmou que as receitas alcançadas com o uso dos outros navios ajudaram no investimento deste novo petroleiro, resultado de um contrato para duas embarcações, cada um com o mesmo valor monetário, sendo o segundo navio com entrega prevista para finais do ano em curso.

O PCA da Sonangol considerou ser um negócio rentável, uma fez que o navio vai navegar pelo mundo, cumprindo os seus compromissos, com uma tripulação formada pela Sonangol, em parceria com entidades indianas.

Para o secretário de Estado para os Petróleos e Gás, José Barroso, o novo petroleiro é uma prova da visão da Sonangol em aproveitar a abertura de mercado. José Barroso disse que a embarcação faz parte de uma estratégia da petrolífera angolana virada para o mercado nacional e internacional.

A Sonangol, referiu, já tem um contrato para prestação de serviços para três anos, representando, assim, um activo que pode servir o mercado de LNG e da economia angolana no geral.

Participaram do acto, a madrinha do navio, Marilina de Carvalho, o presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAPE), Patrício Vilar, e entidades do sector dos petróleos.

Dizer que Kulumbimbi é a primeira Sé Catedral da Igreja Católica ao Sul do Sahara, localizada na cidade de Mbanza Congo, província do Zaire, Património Mundial da Humanidade.

04/12/2023