Angola quer ser maior investidor petrolífero na Namíbia

Imagem: DR

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, afirmou, em Windhoek, que Angola pretende tornar-se  um dos maiores investidores de petróleo na Namíbia.

Em conferência de imprensa realizada na quinta- feira, na capital da Namíbia, Diamantino Azevedo disse que, no âmbito da cooperação entre os dois países, Angola tem quadros qualificados, experiência e tecnologia para investir na terra de Sam Nujoma, proporcionando vantagens mútuas para os dois povos.

O ministro referiu que a Namíbia pode aprender com a experiência de Angola na exploração de petróleo, fruto dos resultados positivos que o país vem adquirindo ao longo dos anos neste sector.

Já  o ministro das Minas e Energia da República da Namíbia, Tom Alweendo, espera que o memorando assinado no ano 2022 passa do papel à acção, de modo a que o tempo e a experiência sejam condições para a execução dos projectos entre Angola e a Namíbia.

O encontro ministerial foi precedido por uma Reunião Técnica de Altos Funcionários que serviu para abordar questões ligadas ao Cadastro Mineiro da Namíbia, formação técnico-profissional nas áreas de recursos minerais, petróleo e gás, exploração e mineração.

Debateram ainda a exploração offshore de diamantes, urânio, legislação e regime fiscal -corte e lapidação de diamantes, exploração de hidrocarbonetos na Bacia do Okavango, bem como as oportunidades de negócios e investimentos no sector  do petróleo e gás existentes na  Namíbia, em colaboração conjunta entre Namcor e Sonangol.

Os técnicos debruçaram-se igualmente sobre os investimentos que a NAMCOR está a fazer em activos da Sonangol em Angola, bem como os investimentos da Sonangol/SONILS para a construção de uma Base Integrada de suporte logístico ao sector de petrolífero e gás na Namíbia, em cooperação com a NAMCOR e NAMPORT.

Angop, 04/07/2023