Pequenos operadores têm mais postos de abastecimento que a Sonangol e Pumangol

Imagem: DR

A Sonangol e Pumangol ‘perdem’ na concorrência com os pequenos operadores nacionais, quanto à propriedade de postos de abastecimento de combustíveis operacionais no País. Um estudo recente do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleos (IRDP) dá conta que, até Dezembro do ano passado, 43% dos postos de abastecimento de combustíveis, em actividade, pertencem a pequenos operadores individuais.

A província de Luanda concentra 213 (54%) deste tipo de posto, tecnicamente classificado “Bandeira Branca”. O IRDP contabilizou 922 postos de abastecimento de combustíveis em toda a extensão do território, destes 394 são do tipo “Bandeira Branca”.

A província do Namibe, segundo o estudo, não regista a presença de pequenos operadores individuais. Benguela (província) é a segunda mais representativa com 63 (9%) e por último Cabinda – 23 (6%). Na concorrência, a Unidade de Negócio de Distribuição e Comercialização da Sonangol (UNDC) detém a pertença de 341 postos, que representa uma quota de mercado de 37%, como se pôde observar da análise do IRDP, referente ao Mapeamento Nacional de Posto de Abastecimento de Combustíveis Operacionais, no quarto trimestre de 2022.

À Pumangol pertencem 78 postos, representa uma participação de 8%, seguida da Sonangalp 60 (7%) e Total Energies Marketing Angola (TEMA) 49, equivalentes a 5% da quota do mercado, segundo ainda os dados extraídos da pesquisa da instituição titulada pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET). Apesar da presença dominante dos operadores de “Bandeira Branca”, relativamente à propriedade dos postos de abastecimento de combustíveis, a UNDC, Sonangalp, Total Energies Marketing Angola (TEMA) sãos os principais agentes de distribuição de combustível no País.

Quanto à posição geográfica, avançou a IRDP no estudo, na província de Luanda estão implantados 355 postos de abastecimento de combustíveis, dos quais 69 pertencem à UNDC, a Pumangol conta com 33, Sonangalp – 19 e TEMA – 21. Na província de Benguela onde existem 95 postos, como expressa o mapeamento do instituto público em causa, a UNDC conta com 38; Pumangol – 7; Sonangalp – 6 e TEMA – 8.

Na Huíla (em que há 69) a sociedade ligada à Sonangol também detém o maior número (36); Pumangol – 3; Sonangalp – 12 e TEMA – 3. O estudo, que de acordo com a IRDP visa melhorar a rede de distribuição de combustíveis e lubrificantes em todo o País, indica haver predominância de postos na zona litoral.

“A maior densidade de postos de abastecimento de combustíveis está localizada nos corredores rodoviários Luanda – Malanje e Benguela – Bié”. A região leste, aponta a pesquisa, é a que menos tem postos de abastecimento de combustíveis, comparada com outras regiões do País.

Economia e Mercado, 31/03/2023