Luanda oferece poucas alternativas no segmento de luxo

Imagem: DR

Uma noite no quarto do Trópico, hotel de 4 estrelas, é mais caro que no InterContinental. Pesquisa feita pelo Expansão dá conta que os hotéis de luxo de Luanda são mais caros comparados com outras realidades.

A hospitalidade é uma das primeiras preocupações do turista na escolha do destino. Com a disponibilidade de informação na internet, é recorrente os clientes olharem para os sites de busca de hotéis. E as classificações dos hotéis com estrelas ajudam os clientes a fazerem análises sobre a qualidade de um hotel e o nível de serviço que podem esperar. Dos 16 estabelecimentos hoteleiros de Luanda inscritos no site Booking.com, apenas dois são hotéis de 5 estrelas.

De acordo com a pesquisa do Expansão no Booking, na terça-feira, dia 21, a capital do País é a que menos alternativas oferece no segmento de luxo, bem como nos hotéis de 4 estrelas, que são apenas oito, quando comparado com outras cidades que têm sido escolhidas pelos angolanos como destino de férias.

Essa falta de alternativas também se reflecte nos preços praticados nestas unidades hoteleiras. Uma noite no Inter-Continental de Luanda custa 213 mil Kz e no EPIC SANA são 197 mil Kz Luanda, ao câmbio de 540,801 por USD do Banco Nacional de Angola. As duas unidades são do mesmo segmento, detentoras de 5 estrelas. Os valores foram obtidos na requisição de um quarto para duas pessoas por uma noite, do dia 1 a 2 de Abril do corrente ano. No agendamento foi levado em consideração os seguintes elementos, pequeno-almoço incluído, cancelamento grátis até final de Março, taxas e impostos incluídos, não requer pré-pagamento.

Com os mesmos critérios, excepto nos hotéis da Cidade de Cabo que pedem o pagamento com antecedência, cidades como Lisboa, Rio de Janeiro, Paris, Dubai, Londres e Cidade do Cabo apresentam várias opções e com preços competitivos o que permite maior escolha. Por exemplo, o Dubai, que é um dos principais destinos dos angolanos, tem 117 hotéis 5 estrelas, com preços que variam de um milhão a 100 mil Kz. Já no Brasil e Portugal com 20 e 43 hotéis de luxo, respectivamente, existem quartos a 90 mil Kz.

De ressaltar que, em Luanda há ainda outras unidades com preços avaliados em 300 mil Kz, que não correspondem aos critérios definidos. Segundo apurou o Expansão, em Luanda, nos hotéis de 4 estrelas não há quartos abaixo de 100 mil Kz, quando hotéis do mesmo segmento no Rio de Janeiro oferecem quarto no valor de 25 mil Kz.

Para quem busca excelência e qualidade no sítio de hospedagem, o número de estrelas conta, uma vez que é no quarto do hotel onde começa a experiência do turista. Assim, os hotéis de uma estrela são classificados como simples, já os de duas estrelas são os económicos. Os hotéis de 3 estrelas são de turismo, os de 4 são conhecidos como superiores e os de 5 estrelas são denominados hotéis de luxo. Existe ainda a classe dos que são 5 estrelas SL, hotéis super luxuoso.

Expansão , 28/03/2023