No Japão, é comum ver empresários e outros trabalhadores a dormir na rua

Imagem: DR

Quantas vezes hoje te sentiste com sono? Cansado ou exausto? Tiveste uma noite mal dormida? Bocejaste vezes sem conta no trabalho ou nos transportes? Querias ter dormido uma sesta, depois do almoço, mas não deu porque estavas no trabalho?

Acredita… Hoje é o dia ideal para isso mesmo!

Assinala-se, no dia 28 de fevereiro, o dia de dormir em público, sendo que, a julgar pelo dia, seria “perfeitamente aceitável” fazer uma “soneca” em qualquer lugar. A efeméride pretende “encorajar as pessoas a dormirem o suficiente”.

Por isso, apesar de estranho, quem sabe não podes tirar uns minutos do teu dia para, lá está, fazeres uma sesta em público, seja nos transportes, no parque de estacionamento do supermercado onde vais ou na sala de espera de um consultório médico.

Se, por cá, pode ser bizarro, para alguns, dormir em público, no Japão não o é! Após turnos de 60 horas de trabalho por semana, são muitos os japoneses que são apanhados nas ruas – sim, nas ruas! -, junto de escadas e de portas, a dormir.

Quem o diz é o site Vice, que avança que a cultura do trabalho árduo é muito dominante no país e, por isso, são muitos aqueles que trabalham horas e horas sem fim.

Esta tendência, conta o mesmo site, acentuou-se no final da II Guerra Mundial. Nessa altura, o então primeiro-ministro Shigeru Yoshida “encorajou as empresas japonesas a recompensar as longas horas para reiniciar a economia do país”.

Com grande rapidez, a disciplina e o cumprimento de ordens dos japoneses deram origem a um grande excesso de trabalho. Escreve o site Vice que, ao andar pelas ruas do país, é possível assistir, bem de perto, ao reflexo deste excesso de trabalho.

Um fotógrafo polaco, Pawel Jaszczuk, decidiu fazer isso mesmo. Andou por algumas ruas, onde “recolheu fotografias de trabalhadores exaustos a dormir nas ruas”.

O fotógrafo foi entrevistado pelo mesmo site e revelou que a maioria dos trabalhadores que encontrou “estavam tão cansados que adormeceram”.

As fotografias foram tiradas entre 2008 e 2010 e só publicadas em 2018 e foram as “ideais” para mostrar que “é muito comum ver homens de negócios a dormir nas ruas, muitas vezes perto das principais estações de comboio”.

RFM, 03/04/2023