Produção de ovos sobe quase três vezes em fazenda do Bié

Imagem: DR

A produção diária de ovos no aviário da fazenda Chivinda, localizada na Camunda, na comuna de Calussinga, Andulo, no Bié, aumenta mais de 270 por cento, em 2023, de sete mil para 26 mil unidades, anunciou, este sábado, ao Jornal de Angola, o proprietário da Fazenda.

Evaristo Chivinda atribuiu o aumento à aquisição de quatro mil poedeiras no começo do próximo ano, que se juntaram às oito  mil já incorporadas na produção. “A meta é produzirmos mais de 26 mil ovos por dia até ao fim do próximo ano”, disse.

A fazenda Chivinda fornece um total de 7.300 ovos por dia aos consumidores, facto que eleva a propensão para a tomada de decisões de investimento.

O produtor afirmou que, a partir do  próximo ano, passa a contar com três naves, facto que vai permitir alargar a venda de ovos para as províncias do Huambo e do Cuando Cubango, onde, por enquanto, os ovos chegam por encomenda.

A fazenda Chivinda, implantada na comuna de Calussinga, proximo da  via que liga o Andulo ao município de Mussende, no Cuanza-Sul, na Estrada Nacional número 140, opera desde 2017, possuindo uma área de dois hectares  e 40 funcionários, mas, “Os investimentos que estão  a ser feitos vão proporcionar 80 novos postos de trabalho”, avançou o responsável.

“Apesar das limitações, continuamos a investir para ajudar a combater a importação de ovos. Depois destes anos de experimentação, pensamos consolidar-nos no mercado a partir do passado mês de Abril “, adiantou Evaristo  Chivinda.

No tocante ao escoamento dos ovos, o proprietário do aviário disse não constituir um problema, já que o mercado da província do Bié tem capacidade para absorver toda a produção.

O responsável da fazenda  afirmou ainda que a ração para às galinhas poedeiras é adquirida no país.

Na fazenda Chivinda,  não é só produção agrícola de que se fala, dado que esta agrega também uma componente pecuária. Segundo Evaristo Chivinda , a fazenda, além do cultivo, dedica-se à criação de gado, congregando um efectivo animal de mais de mil cabeças, entre bovinos, caprinos e suínos.

O objectivo da criação, disse, é o fornecimento de carne bovina, suína e caprina  ao mercado do VBié e de outras províncias, pelo que 1vai ser construído, nos próximos tempos, um matadouro na fazenda para abate de animais em pequenas quantidades.

“Estamos a criar estruturas para aumentar as quantidades dos animais aqui. É intenção nossa termos bovinos, caprinos e suínos para abate”, precisou.

19/12/2022