Angola ultrapassa de novo a Nigéria na produção de petróleo

Imagem: DR

Angola voltou a produzir mais petróleo bruto do que a Nigéria pelo terceiro mês consecutivo, com a maior economia de África a perder 74 mil barris por dia em Julho, em comparação com o mês anterior de Junho.

Em Maio e Junho, Angola produziu mais petróleo bruto do que a Nigéria, apesar do aumento da produção do país. O relatório mensal da OPEP, em Julho, mostrou que a produção de petróleo da Nigéria caiu 74 mil barris por dia (bpd) para 1,08 milhões de bpd em Julho.

Por seu lado, a produção de petróleo de Angola subiu para 1,18 milhões de bpd em Julho, acima dos 1,17 milhões de bpd de Junho.

A Opep cortou a sua previsão para 2022 de crescimento da procura mundial de petróleo pela terceira vez desde Abril, citando o impacto económico da invasão da Ucrânia pela Rússia, alta inflação e esforços para conter a pandemia.

O uso de petróleo recuperou da pior altura da pandemia e deve superar os níveis de 2019 este ano, mesmo depois dos preços atingirem recordes. No entanto, os altos preços e os surtos de Covid-19 afectaram as projecções de crescimento da OPEP para 2022.

“Os fundamentos do mercado global de petróleo continuaram a sua forte recuperação para os níveis pré-COVID-19 durante a maior parte do primeiro semestre de 2022, embora tenham surgido sinais de desaceleração do crescimento da economia mundial e da demanda por petróleo”, disse a Opep em relatório.

Os preços do petróleo mantiveram um ganho anterior após a divulgação do relatório da Opep, encontrando apoio na visão da AIE sobre a procura e sendo negociado acima de 98 dólares o barril.

A Opep e aliados, incluindo a Rússia, conhecida colectivamente como Opep+, estão a aumentar a produção de petróleo depois de cortes recordes terem sido implementados quando a pandemia ocorreu em 2020.

16/08/2022