Top 5 dos principais operadores petrolíferos na África Ocidental

Imagem: DR

O mercado de petróleo e gás upstream da África Ocidental teve um sucesso exploratório significativo ao longo dos anos, com a região a representar o maior contributo nas descobertas em todo o continente africano.

Nos últimos cinco anos, Senegal, Mauritânia, Gana e Costa do Marfim estiveram entre os principais países que produziram novas descobertas, com 2022 a trazer uma nova onda de exploradores importantes e independentes.

BP

Nos últimos cinco anos, a BP surgiu como a exploradora de maior sucesso na região, totalizando 1,7 bilião de barris nas descobertas de Orca e Yakaar, na costa da Mauritânia e Senegal, respectivamente.

Eni

Com uma presença activa de upstream em todo o continente, a exploradora italiana de petróleo e gás ganha o título de perfurar o maior número de poços na África Ocidental (mais de 6 poços), com a maior parte da perfuração a ocorrer entre 2017 e 2022.

Kosmos Energy

Desde 2017, a Kosmos descobriu pouco menos de um bilião de barris. Tendo perfurado quase três poços, a empresa está entre as principais exploradoras da região, com actividades na Mauritânia, Senegal, Costa do Marfim, Gana, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.

Petrosen

A empresa petrolífera nacional do Senegal não só tem impulsionado o desenvolvimento em todo o sector doméstico de upstream, mas também garantiu que os NOCs da África Ocidental estejam na vanguarda da exploração desde 2017.

Springfield E&P

Em 2019, a empresa descobriu 1,5 biliões de barris de petróleo e 0,7 tcf de gás natural no mar de Gana, tornando-se a primeira empresa independente do Gana a perfurar em águas profundas e a encontrar hidrocarbonetos.

16/08/2022