600 cabeças de gado bovino leiloadas na 18ª Edição Feira Agro-pecuária da Huíla

Imagem: DR

Abriu nesta quinta-feira, a 18ª Edição Feira Agro-pecuária da Huíla, que acontece no âmbito das Festas da Nossa senhora do Monte, a padroeira do Lubango.

Seiscentas cabeças de gado bovino de raça melhorada estão reservadas a leilão na Feira, que em princípio devia ser arrancar nesta quarta-feira, mas a última da hora passou para o dia seguinte.

O evento é uma iniciativa da Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA). Expõe raças melhoradas produzidas localmente, como o brahman branco e vermelho, bosmara, nelore, simmentaller e outros 278 bois de raças autóctones.

O volume de negócio para o evento está estimado em 300 milhões de kwanzas, mais 107 milhões, 865, 270 comparado à anterior edição.

Ao todo, estão inscritas 20 fazendas entre empresariais e tradicionais das províncias da Huíla e Cunene, no evento que que criou mais de 100 postos de trabalho temporários.

Na feira realizada no ano passado, 400 bovinos de raça melhorada estiveram expostos.

Criada há 17 anos, a Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola tem como objectivo defender os interesses de 85 filiados, entre grandes, médios e pequenos fazendeiros.

*Com Angop, 08/11/2022