Barragem de Luachimo começa a testar equipamentos

Imagem: DR

Os testes de aceitação do equipamento de preparação para o arranque das duas primeiras turbinas da barragem hidroeléctrica do Luachimo, na província da Lunda Norte, iniciaram esta semana, anunciou o responsável pelas obras de reabilitação.

Joaquim Costa, director das obras de reabilitação e ampliação, explicou que as duas turbinas, com capacidade para produzir 17 megawatts de electricidade, já estão instaladas.

Joaquim Costa anunciou ainda a execução de mais duas turbinas, com a mesma capacidade, cujas obras, acrescentou, estão acima dos 60 por cento.

Estimadas em mais de 212 milhões de dólares, e financiadas por uma linha de crédito chinês, as obras ajudarão a aumentar de 8,4 para 34 megawatts (MW) a capacidade de energia fornecida pela infraestrutura.

O arranque do projecto, composto por quatro geradores de 8,5 megawatts cada, totalizará 34 megawatts, com capacidade para chegar a 186 mil residentes da capital da província, Dundo, e dos municípios de Cambulo e Lucapa, bem como as localidades de Fucauma, Cassanguidi, Luxilo e Calonda.

08/11/2022