Turquia prevê negócios de mil milhões de dólares por ano com Angola

Imagem: DR

A Turquia está a trabalhar para atingir mil milhões de dólares por ano em negócios com Angola para ultrapassar os actuais 250 milhões por ano, revelou o embaixador turco em Angola, Alp Ay.

O diplomata, que avaliou as relações de cooperação entre os dois países, disse que as recentes visitas recíprocas de alto nível implementaram uma nova dinâmica entre empresas turcas e angolanas.

“Este ano, tenho certeza que já haverá um aumento no volume de negócios”, enfatizou Alp Ay, acrescentando que o número actual está muito abaixo do que as partes desejam.

Segundo o diplomata, o início dos voos directos entre os dois países, em Outubro de 2021, permite maior fluxo de turistas de ambos os lados.

As relações diplomáticas entre Angola e Turquia datam de 1980 e são sustentadas por acordos de cooperação nos sectores das Pescas, Educação, Ciência e Tecnologia, Petróleo e Gás, Indústria e Agricultura.

A Turquia exporta para Angola diversos bens como trigo, maquinaria, electrodomésticos, material hospitalar e sanitário, entre outros, enquanto Angola exporta madeira, sucata de ferro e alumínio, entre outros.

08/09/2022