Angola em 7º lugar na lista dos países com taxas de juros mais altas

Imagem: DR

Com um a taxa básica de juro em 20%, o país ocupa, juntamente com a Libéria, a 7ª posição da lista de economias com os juros mais altos, num universo de 168 países analisados.

Angola está entre os 10 países com as taxas de juros directoras mais altas do mundo, segundo matéria divulgada pelo jornal Mercado, que cita como fontes dados disponibilizados pelos Bancos Centrais e pelo Trading Economics, até Julho deste ano.

Em reunião realizada recentemente, o Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu manter a taxa básica de juro (Taxa BNA) em 20%.

De acordo com o Mercado, o ranking dos 10 países com as taxas de juros mais altas do mundo é liderado pelo Zimbabwe, depois de o banco central daquele país subir a taxa de juro directora de 80% para 200%, a fim de tentar controlar a galopante inflação, que chegou a ultrapassar os 200% em Julho deste ano.

O segundo lugar é ocupado pela Argentina, com uma taxa básica de juros definida em 60%, em Julho, assinalando a sétima subida este ano, seguida pela Venezuela com uma taxa de 56%.

Fazem parte do Top 10 dos países com as maiores taxas o Iémen (52%), Ucrânia (25%), Sudão (23,8%), Angola (20%), Libéria (20%), Gana (19%) e Moldávia (18,5%).

Se compararmos as taxas em cada continente, o Zimbabwe, por ter a maior taxa do mundo, tem também a maior taxa do continente africano. Seguindo-se o Sudão, Libéria, Angola e Gana, que constituem o top 5 dos países com as taxas mais altas de África.

08/09/2022