Novo consórcio de gás de Angola chega à FID no projecto Q&M

Imagem: DR

A empresa italiana de petróleo e gás Eni e os seus parceiros do Novo Consórcio de Gás (NGC), juntamente com a concessionária e reguladora angolana, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, chegaram a uma Decisão Final de Investimento (FID) para o projecto de gás de Angola, em Quiluma e Maboqueiro (Q&M).

Com início das actividades previsto para este ano e o primeiro gás previsto para 2026, o projecto de gás Q&M compreende duas plataformas offshore de ‘wellhead’, uma planta de processamento de gás onshore e uma conexão com a planta de Gás Natural Liquefeito (GNL) de Angola, com uma taxa de produção prevista de quatro biliões de metros cúbicos de gás por ano.

O gás do projecto Q&M facilitará o fluxo confiável de gás para a plataforma Angola LNG e permitirá que o país aproveite as fontes de energia subdesenvolvidas, promovendo assim o desenvolvimento socioeconómico contínuo.

O NGC é composto pela operadora Eni (25,6%); a filial angolana da empresa multinacional de energia Chevron, Cabinda Guld Oil Company Limited (31%); a Sonangol P&P (19,8%); a BP (11,8%) e a TotalEnergies (11,8%).

08/05/2022