Estreia da série Nigéria do artista americano Jacob Lawrence

Imagem: DR

Black Orpheus: Jacob Lawrence and the Mbari Club celebram o intercâmbio criativo internacional na África Ocidental dos anos 1960.

O Museu de Arte Chrysler, em Norfolk, Estados Unidos da América, apresenta a exposição Black Orpheus: Jacob Lawrence e o Mbari Club’. Nesta mostra será apresentada uma série de pinturas e desenhos do artista americano Jacob Lawrence na Nigéria – e o primeiro olhar aprofundado sobre os artistas internacionais que eram membros do renomado Mbari Artists and Writers Club, muitos dos quais Lawrence conheceu durante uma estadia prolongada na Nigéria em 1964. Esses artistas, incluindo Lawrence, contribuíram para Black Orpheus, um jornal de arte e cultura radical publicado na Nigéria entre 1957 e 1975. Após a estreia no Museu Chrysler, esta exposição – que irá decorrer de 8 de Outubro de 2022 a 8 de Janeiro de 2023, viajará para o Museu de Arte de Nova Orleans de 10 de Fevereiro a 7 de Maio de 2023, seguida pelo Museu de Arte de Toledo, de 3 de Junho a 3 de Setembro de 2023.

“Esta exposição explora um momento incrível na troca de ideias, quando pessoas e países ao redor do mundo lutavam pela independência do colonialismo e quando o movimento pelos direitos civis alcançava sucesso nos Estados Unidos”, disse Kimberli Gant, Ph.D. , co-curador da exposição e ex-curador de arte moderna e contemporânea do Chrysler Museum of Art, e agora curador de arte moderna e contemporânea do Brooklyn Museum. “Durante as viagens que realizou ao continente Africano no início dos anos 1960, Jacob Lawrence conectou-se a uma corrente vibrante que cruzava ideias políticas e sociais que circulavam por lá, como ricamente ilustrado pela escrita e arte apresentadas no Black Orpheus. Esses artistas, por sua vez, estavam a adaptar-se e a integrar as teorias modernistas da arte com os seus estilos, costumes e experiências de vida locais. Os resultados podem ser vistos na série menos conhecida da Nigéria de Lawrence – e na notável variedade de trabalhos nesta mostra que representam o hemisfério sul durante um período de transição.”

A exposição está organizada em cinco secções para guiar os espectadores à singularidade da série de Lawrence, à diversidade dos artistas do Mbari Club e, aos artistas africanos que trabalharam durante o mesmo período.

Jacob Lawrence e a sua esposa, Gwendolyn Knight Lawrence, viajaram pela primeira vez para África em 1962, começando pela Nigéria, para apresentar uma exposição de vários trabalhos das suas séries: Migration, Under the Black Belt e War. O plano era apresentar aos africanos momentos da história afro-americana que representavam temas de alegria e tristeza, opressão e triunfo. Enquanto lá esteve, Jacob encontrou-se com artistas afiliados no lendário Mbari Artists and Writers Club, desde os artistas visuais Bruce Onobrakpeya e Vincent Kofi, a escritores como Wole Soyinka e Chinua Achebe, que na altura exploravam e criticavam as tradições da arte ocidental através dos seus trabalhos publicados no jornal inovador Black Orpheus.

Em 1964, os Lawrence voltaram para a Nigéria para uma estadia de nove meses, tendo-se encontrado novamente com artistas contemporâneos – e durante esse tempo o artista americano finalizou a sua série de mais de 25 trabalhos na Nigéria. Nesta série, explorou temas de espiritualidade e comunidade, muitas vezes centrados no mercado, um ponto de encontro crucial na cultura nigeriana. Depois de regressar aos Estados Unidos, esta série foi apresentada na galeria de seu representante em Nova York, em 1965 – mas não chegou a ser exibida na íntegra desde então.

A exposição ‘Black Orpheus: Jacob Lawrence and the Mbari Club’ é co-organizado pelo Museu de Arte Chrysler e pelo Museu de Arte de Nova Orleães, com curadoria de Kimberli Gant, por Ndubuisi Ezeluomba e, pela curadora de arte africana Françoise Billion Richardson, no Museu de Arte de Nova Orleães.

A exposição estará em exibição a partir do dia 8 de Outubro de 2022 a 8 de Janeiro de 2023. Para mais informações, visite o Museu de Arte da Chrysler.

08/05/2022