Nedbank aumenta empréstimos de energia limpa na África do Sul para 3 biliões

Imagem: DR

CEO do Nedbank, Mike Brown, assume que banco tem vontade de financiar mais projectos renováveis.

O Nedbank Group quer quase que duplicar os seus empréstimos para projectos de energia verde na África do Sul nos próximos dois anos, ao mesmo tempo que procura consolidar a sua posição como líder de mercado no financiamento de projectos de energia renovável.

Os empréstimos do banco para o Programa de Produtores Independentes de Energia Renovável do governo – que visa aumentar a electricidade gerada de forma privada no país – podem saltar para cerca de 3 biliões de dólares a “curto e médio prazo”.

Além da África do Sul, o banco vê oportunidades no gás natural liquefeito descoberto em Moçambique, embora os projectos na região tenham sido adiados devido aos ataques do Estado Islâmico na parte norte do país. A insurgência resultou em milhares de mortes e deslocamento de pessoas.

“Tenho a certeza de que todos os patrocinadores estão a reavaliar quando e como recomeçar, tendo em consideração o que está a acontecer no mundo”, disse Brown. “Acho que isso torna os depósitos de GNL ainda mais atraentes do que eram anteriormente, se esses problemas de segurança puderem ser resolvidos”, finalizou.

08/04/2022