Mesa Redonda de África sobre Iniciativas Climáticas antes da COP 27 começa em Adis Abeba

Imagem: DR

Traçar um modelo económico novo e sustentável está no topo das discussões quando a primeira Mesa Redonda Regional Africana sobre Iniciativas Climáticas começou em Adis Abeba, Etiópia, na terça-feira.

A Subsecretária-Geral das Nações Unidas e Secretária Executiva da Comissão Económica para África (ECA), Vera Songwe, juntamente com os ministros das finanças e comércio africanos, estão entre as partes interessadas que participam no fórum.

Os ministros discutiram a Plataforma Africana de Intercâmbio Comercial, destacando a necessidade de fertilizantes em toda a África, especialmente porque o continente foi fortemente afectado pelo COVID, o conflito na Ucrânia e o aumento dos preços dos alimentos.

Houve conversas para garantir que o Egipto crie cerca de 6 milhões de empregos ao comprar trigo ao sul de África, em vez de trazê-lo de fora do continente. “Também podemos exportar, é claro, mas há uma conversa sobre o AfCFTA que começa a acontecer à medida que analisamos isso”, disse Vera Songwe.

Os organizadores do fórum de três dias disseram que o seu objectivo é catalisar o financiamento climático e os fluxos de investimento para a construção da resiliência climática na África.

08/03/2022