Afreximbank assina parceria com a Semana Africana da Energia 2022

Imagem: DR

O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) fez uma parceria oficial com o principal evento de energia do continente, a African Energy Week (AEW) 2022 – que se realiza de 18 a 21 de Outubro na Cidade do Cabo – num movimento que deve despertar novamente uma nova era de assinaturas de acordos, conteúdo local e expansão multissectorial. O tema da edição deste ano assenta em como erradicar a pobreza energética em África até 2030.

Como fornecedor líder de serviços financeiros pan-africanos, o Afreximbank estabeleceu-se como um actor importante e facilitador chave do sector de financiamento comercial em África. Do financiamento de projectos-chave à criação de oportunidades para parcerias e negócios de capital, o banco tem e continua a impulsionar o crescimento multissectorial em África. Na energia, o banco surgiu como um dos principais provedores de serviços financeiros, com negócios relevantes, incluindo o contrato de empréstimo de 200 milhões de dólares assinado com a General Petroleum Company egípcia para aumentar a expansão da geração e distribuição de energia no Egipto; 400 milhões de dólares em empréstimos e garantias para apoiar o projecto de gás natural liquefeito em Moçambique; 700 milhões de dólares para apoiar a expansão de energia e comunicações do Sudão, e muito mais. Com esta parceria, tanto a AEW como o Banco estão comprometidos e em aproveitar melhor as oportunidades de negócio.

Entretanto, tendo feito progressos significativos no financiamento e promoção do comércio intra-africano e do conteúdo local, o Afreximbank reconhece a necessidade de um impulso energético intra-africano, construído para a melhoria do comércio, finanças e colaboração. Com a implementação do Acordo de Livre Comércio Continental Africano (AfCFTA) em Janeiro de 2021, surgiram novas oportunidades para o comércio continental e durante a AEW 2022, o Banco defenderá fortemente a cooperação e o comércio regional.

No mês passado, o Conselho de Administração do Afreximbank aprovou a renovação de uma linha de crédito de 1 bilião de dólares para operacionalizar o AFCFTA, demonstrando o seu compromisso com o financiamento do comércio em África. À medida que os países, partes interessadas e empresas capitalizam as oportunidades do acordo, a parceria entre a AEW e o Afreximbank vai reforçar o comércio intra-africano, uma vez que o banco continua a financiar o crescimento do continente juntamente com a AEW.

“Esta parceria é o que o sector energético africano precisa neste momento. Com recursos significativos e inexplorados cobrindo todo o espectro energético, bem como oportunidades em toda a cadeia de valor energético, o futuro do sector energético africano será amplamente impulsionado pela capacidade do continente de financiar o seu próprio desenvolvimento, afirmou NJ Ayuk, Presidente Executivo da Câmara Africana de Energia (AEC), acrescentando que, “o espírito de iniciar e assinar acordos conduzirá a AEW tanto durante a conferência deste ano quanto em todas as conferências seguintes. Já identificamos vários acordos e consideramos esta parceria fundamental para tornar esses acordos uma realidade. O Afreximbank, juntamente com iniciativas como o Team Energy Africa – destinado a mobilizar o financiamento do sector privado para a implantação acelerada de energia limpa em toda a África – será fundamental para garantir que África realize todo o potencial de seus sectores económicos e de energia.”

08/01/2022