Oportunidades no sector das energias renováveis em Angola

Imagem: DR

Com Angola a tentar melhorar a sua taxa de acesso à electricidade para 60%, as fontes de energia renovável, incluindo eólica, solar, hidrogénio, hidroeléctrica e gás natural, desempenharão um papel fundamental na condução do país para este objectivo.

Embora a energia hídrica já represente quase dois terços da capacidade instalada para gerar energia em Angola, as novas fontes de energia renovável têm o potencial de expandir ainda mais a capacidade do país e ao mesmo tempo aumentar as taxas de electrificação rural e urbana.

Energia solar

Angola tem a oportunidade de adicionar até 55 GW de nova capacidade de gerar energia e fortalecer a sua rede de abastecimento. Para aproveitar este potencial, o governo angolano está a implementar uma série de parcerias público-privadas para viabilizar o financiamento de projectos, ao mesmo tempo que abre o mercado à participação do sector privado. O Ministério de Energia e Água de Angola, por exemplo, está a implantar 30 mil sistemas fora da rede com uma capacidade total de 600 MW. Ao mesmo tempo, os EUA comprometeram-se a investir dois biliões de dólares em lançamentos de projectos de energia solar.

Energia hidroeléctrica

Apesar de ter 47 bacias hidrográficas, apenas 5% do potencial hidroeléctrico do país está a ser explorado actualmente. Se totalmente optimizado, o sector hidroeléctrico de Angola tem potencial para aumentar a capacidade para gerar energia em 18 GW através da implantação de projectos hidroeléctricos de grande escala ao longo dos rios Kwanza, Cunene, Catumbela e Queve.

Energia eólica

As altas velocidades dos ventos do país proporcionam condições favoráveis ​​para a implantação de projectos de geração de energia, que podem somar até 3 GW de capacidade, ajudando a fortalecer a rede eléctrica do país.

Electrificação rural

Através de uma ampla gama de políticas e programas, como o Programa Nacional de Electrificação Rural de Áreas Rurais e a Estratégia de Longo Prazo de Angola 2025, o país estabeleceu uma meta para atingir uma taxa de electrificação rural de 60% até 2025, proporcionando uma oportunidade para o aumento da energia renovável. baseada em mini-redes para consumidores rurais.

Hidrogénio verde

Angola está a posicionar-se na linha da frente da transição energética através do desenvolvimento e exploração do hidrogénio verde. A empresa estatal de energia Sonangol está a conduzir estes desenvolvimentos, tendo assinado um acordo com as empresas alemãs Gauff Engineering e Conjuncta, para a construção de uma instalação que produzirá 280 mil toneladas de amoníaco verde para exportação a partir de 2024.

Gás natural

Com o gás natural considerado um combustível de queima relativamente limpa, o aumento das reservas de gás de Angola, apoiado nos investimentos crescentes nas catividades de exploração, continua a expandir as oportunidades no sector de gás natural do país. Nesse sentido, projectos de gás natural liquefeito (GNL) de baixas emissões e de grande escala, como a fábrica de GNL de Soyo e os projectos de gás de Chissonga, Agogo e Cameia-Golfinho, não apenas aumentarão a segurança energética do país, mas também vão abrir o mercado para maiores investimentos.

26/07/2022