Angola impulsiona agricultura e pescas

Imagem: DR

Governo angolano disponibilizou 15 mil milhões de kwanzas para a operacionalização do Programa Nacional de Apoio ao Abastecimento Técnico e de Materiais, com o objectivo de dinamizar a agricultura e pescas no país.

De acordo com o Director Executivo do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrícola (FADA), Manuel Pedro, 7 milhões de kwanzas serão utilizados para ajudar mil produtores agrícolas individuais.

Para além desses, serão ajudadas 325 cooperativas e associações agrícolas com 20 milhões de kwanzas, 50 operadores de pesca artesanal, com 15 milhões de kwanzas, e 25 cooperativas de pesca artesanal, com um valor de até 30 milhões de kwanzas.

Segundo Manuel Pedro, o financiamento terá uma taxa de juro fixa de 3 por cento, com carência de 12 meses, e o reembolso será feito em prestações semestrais.

Por sua vez, a Secretária de Estado da Economia, Dalva Ringote, referiu que o Programa Nacional de Apoio ao Abastecimento Técnico e de Materiais foi um instrumento de apoio ao Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações, com vista a assegurar um aumento da produtividade.

Este programa, disse, é dirigido a produtores organizados em cooperativas, associações, escolas rurais, incluindo mulheres em zonas rurais, desmobilizados, forças armadas e polícia nacional.

“O Governo aprovou este programa para garantir que as famílias, sobretudo as do meio rural, pudessem contar com apoios ou financiamentos, com critérios acessíveis e taxas de juro competitivas” , reforçou.

Os dados disponíveis indicam que em Angola, mais de 3 milhões de famílias estão envolvidas na agricultura e na pesca, constituindo mais de 5,1 milhões de empregos, o que representa cerca de 51% da população economicamente activa.

07/07/2022