Ketanji Brown Jackson toma posse como primeira juíza afro-americana no Supremo dos EUA

Imagem: DR

Ketanji Brown Jackson tornou-se hoje, 30 de Junho, na primeira juíza afro-americana a ascender ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos, tomando posse minutos depois da reforma do juiz Stephen Breyer.

Com a entrada de Jackson, três meses depois da sua confirmação no Senado, a mais alta instância judicial do país passa a ter quatro mulheres, uma composição inédita desde que o tribunal foi criado em 1789.

Ketanji Brown Jackson, de 51 anos, é juíza federal desde 2013 e foi nomeada em Fevereiro pelo Presidente Joe Biden, que se tinha comprometido a escolher a primeira mulher afro-americana para o Supremo.

A nova juíza entra numa altura em que o ano judicial do tribunal está completo até à reabertura do novo ano, depois do Verão, embora o seu trabalho comece de imediato.

As opiniões finais deste mandato, com uma super maioria de seis juízes conservadores e três progressistas, incluíram a revogação do direito constitucional ao aborto, a limitação da legislação anti-poluição e a revogação de uma lei em Nova Iorque que colocava limites ao uso de armas em público. ​​​​​

*Com Lusa, 30/06/2022