Antecipação do pagamento da dívida à China com receita do petróleo de Angola

Imagem: DR

O aumento nos preços do petróleo, resultado da guerra na Ucrânia, parece estar a ajudar Angola a reduzir a dívida com os chineses.

De acordo com a consultora REDD Intelligence, a dívida de Angola à China desceu 351 milhões de dólares para 21,4 mil milhões, no primeiro trimestre deste ano.

“De acordo com a consultora de mercado REDD Intelligence, a dívida a credores chineses desceu 351 milhões de dólares no primeiro trimestre deste ano, para 21,4 mil milhões de dólares, depois de se ter mantido estável nos 22 mil milhões de dólares nos últimos dois anos”, lê-se na declaração ao jornal South China Morning Post.

O aumento dos preços do petróleo decorrente do conflito na Ucrânia está a prejudicar muitas economias, mas parece estar a ajudar Angola, o segundo maior produtor de petróleo da África subsaariana.

As receitas de Angola subiram de 1,4 mil milhões de dólares, em Abril deste ano, para 2,1 mil milhões de dólares em Maio, de acordo com os dados do Governo, e o preço do barril estava acima dos 110 dólares na sexta-feira, o que representa perto do dobro face aos 57 dólares previstos no Orçamento para este ano.

29/06/2022