Os dez países mais electrificados de África

Imagem: DR

O Egipto e a Tunísia são os únicos países africanos cuja taxa nacional de acesso à electricidade já atingiu 100% para a população rural e urbana.

A electricidade do Egipto, país que faz fronteira com o Oceano Mediterrâneo e com o Mar Vermelho, é proveniente principalmente de barragens hidroeléctricas e de centrais térmicas, fazendo dele o país líder no sector da energia renovável. Actualmente, o país está a desenvolver planos para exportar electricidade excedente por meio de interconexões para a Europa, Médio Oriente e África Subsaariana.

Segue-lhe Marrocos, também com uma taxa nacional de acesso à electricidade de 100% para as suas populações rurais e urbanas. O país está localizado no norte da África, na fronteira com o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, e representa um mercado de energia renovável de alto potencial, particularmente no que diz respeito à energia solar.

Marrocos tem planos para aumentar a participação de energias renováveis ​​no mix de energia para 52% para energia eólica e solar até 2030.

A Tunísia também conseguiu cobrir todas as suas necessidades de consumo doméstico, o que significa que alcançou a taxa de 100% de acesso à electricidade nacional para áreas rurais e urbanas. Este país do norte da África gera predominantemente a sua electricidade a partir de gás natural e quer fazer investimentos de médio prazo em energias renováveis, visando uma produção de 30% das energias renováveis ​​até 2023.

A Argélia tem uma taxa nacional de acesso à electricidade entre 99,8% – 99,6% nas áreas rurais e 99,9% nas áreas urbanas. O gás natural responde por 96% da capacidade instalada do país, com os 4% restantes provenientes de uma combinação de petróleo, energia solar, hidroeléctrica e eólica.

Mais abaixo, está o Gabão, país do centro de África, com uma taxa de acesso à electricidade de 91,6%. O acesso à electricidade nas áreas rurais é de 27,8%, a população urbana tem uma taxa de acesso de 98,6%. Este país, rico em petróleo, pretende introduzir um mix de energias sustentáveis, incluindo biomassa, gás natural e energia hidroeléctrica para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e melhorar o acesso à electricidade em toda a população rural.

O mix de electricidade do Gana é dominado por energia hidroeléctrica, energia térmica e gás. Actualmente, o país tem uma taxa nacional de acesso à electricidade de 85,9%, com 74% de acesso nas zonas rurais e 94% nas zonas urbanas. Esta nação da África Ocidental tem perspectivas de equilibrar melhor as suas fontes de geração de electricidade, uma vez que possui reservas significativas de gás natural, bem como vários recursos renováveis.

A África do Sul gera a maior parte de sua electricidade a partir do carvão, com a taxa nacional de acesso à electricidade do país na ordem de 84,4% – 75,3% para as áreas rurais e 88,8% nas áreas urbanas. O país luta pela diversificação energética, pelo aumento do investimento e do desenvolvimento da energia renovável numa tentativa de reduzir a dependência do carvão e melhorar ainda mais o acesso à energia. Até 2030, a África do Sul pretende reduzir o uso de carvão para menos de 60% e aumentar as energias renováveis ​​para 25%.

O Botswana, país da África Austral sem litoral, gera principalmente a sua electricidade a partir de carvão, madeira e petróleo, contando com importações de carvão e produtos petrolíferos da África do Sul e de outros países vizinhos. Tem uma taxa de acesso à electricidade urbana de 90,7% e uma taxa de acesso rural de 26,4%, elevando a taxa nacional para 72%. As metas nacionais para atingir uma taxa de acesso de 100% à electricidade até 2030 estão em andamento, com o país à procura de utilizar os seus abundantes recursos eólicos e solares.

Com uma taxa nacional de acesso à electricidade de 71,4%, compreendendo 62,7% para áreas rurais e 94% para áreas urbanas, o Quénia tem a maior taxa de acesso na África Oriental. O mix de energia do Quénia inclui energia hidroeléctrica, energia geotérmica, energia eólica, energia solar e biomassa. Com a maior parte da electricidade proveniente de recursos renováveis, o Quénia é líder regional em energia renovável. Este país do leste africano pretende melhorar o acesso à electricidade, priorizando a electrificação rural.

Utilizando várias fontes de energia, o Senegal gera a maior parte de sua electricidade a partir da energia solar, eólica, biomassa e gás natural. Com uma taxa nacional de acesso à electricidade estimada em 70,4%, detalhada em 47,4% para áreas rurais e 95,2% para áreas urbanas, este país da África Ocidental visa o acesso universal à electricidade até 2025, impulsionado por novos desenvolvimentos do gás e da energia renovável.

25/06/2022