A lei que mudou o futuro das meninas na América completa 50 anos

Imagem: DR

Criada em 1972, com apenas 37 palavras, a lei Title IX revolucionou o sistema de ensino nos Estados Unidos, proibiu qualquer discriminação de género nos programas educacionais e garantiu maiores oportunidades para as mulheres.

“Nenhuma pessoa nos Estados Unidos deve, com base no sexo, ser excluída da participação, ter seus benefícios negados ou ser submetida a discriminação em qualquer programa educacional ou actividade que receba assistência financeira federal.” diz a Lei de Emendas à Educação de 1972.

Essa lei obrigou escolas e universidades a igualar o número de vagas de bolsas de estudos oferecidas para programas desportivos femininos e masculinos, ao mesmo tempo, proporcionar a mesma estrutura de treinamento e desenvolvimento.

Ao defender a emenda em 1972, o Senador Birch Bayh disse que não resolveria todos os problemas quando se tratava de garantir a igualdade para os americanos, independentemente do sexo, mas, que esse foi um passo importante no esforço de fornecer às mulheres da América algo que é delas por direito.

Apesar dos avanços que a lei proporcionou, há ainda desafios de grande monta, como a diferença no pagamento entre atletas homens e mulheres. Por exemplo, a selecção norte-americana de futebol feminino, é Tetracampeã Mundial e Olímpica. Uma selecção vencedora e lucrativa, mas ainda assim, recebe menos que a selecção masculina que não tem nenhuma dessas conquistas.

22/06/2022